Folha Online | 22 de dezembro de 2009 - 09:39

Atividade econômica cai pelo 2º mês seguido em outubro, diz Serasa

O indicador que mensura a perspectiva da atividade econômica da Serasa Experian apresentou queda de 0,17% em outubro na comparação com setembro, atingindo 100,1 pontos, informou a empresa de análise de crédito nesta terça-feira. Com isso, o índice apresentou o segundo recuo mensal seguido, já que em setembro há havia ocorrido uma perda de 0,03%.

Segundo a Serasa, os dados apontam para uma estabilização do índice na casa dos 100 pontos, o que significa que não há riscos de superaquecimento da economia nos próximos meses.

"Esta estabilização (...) em torno de 100 aponta que um eventual cenário de superaquecimento da economia não deverá se configurar, pelo menos até os meses finais do primeiro semestre de 2010, reduzindo as chances de presenciarmos um novo ciclo de aperto monetário neste período", disse a empresa em nota.

Para a Serasa, os principais fatores que levam à estabilização da atividade econômica pelo menos até o final do primeiro semestre de 2010 são a alta dos juros futuros e a desaceleração nas concessões reais de crédito ao consumidor.