Terra | 22 de dezembro de 2009 - 08:59

Lula quer evitar "merreca de medalhas" no Rio 2016

Presente na festa de premiação dos melhores atletas brasileiros de 2009, nesta segunda-feira, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que quer o Brasil na "ponta dos cascos" até a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, para evitar um vexame em casa.

"O Brasil não vai chegar com cara lambida para disputar meia dúzia de merreca de medalhas. Queremos chegar nesta Olimpíada na ponta dos cascos. Cada cidade tem que virar uma cidade olímpica. Cada favela tem que aproveitar os seus talentos. Se tem aquele cara que bate em todo mundo, ele deve treinar boxe", disse.

Lula ainda afirmou que o Brasil deve aproveitar as características de seu povo para se tornar uma potência olímpica. Ele lembrou que o seu mandato termina no próximo ano, mas disse que pretende trabalhar nos bastidores dos Jogos.

"Eu não serei mais presidente a partir de 2011. Mas como cidadão do Brasil eu tenho a obrigação de ajudar vocês a fazer dessa Olimpíada a melhor que já foi feita. Nós temos pernas, nós temos braços, nós temos cabeça igual a todos. E nós temos uma alma do tamanho de Pão de Açúcar, temos um coração que pode fazer a diferença", afirmou.

O presidente ainda brincou com César Cielo, o vencedor do prêmio masculino de melhor do ano. No feminino, a judoca Sarah Menezes ficou com o prêmio.

"Podemos ter centenas de atletas como os homenageados aqui hoje. Talvez não tão bonitos como o Cielo, mas tão bonitos como eu. Eu acho que a medalha é um objetivo, mas o que importa é esse país ser do tamanho da alma de sua gente", completou.