Folha Online | 19 de dezembro de 2009 - 08:05

BB vai monitorar uso do internet banking para evitar fraudes

As movimentações fora dos padrões de comportamento dos clientes do Banco do Brasil no internet banking serão checadas com os correntistas a partir de agora. O BB está implementando um novo sistema de segurança para evitar fraudes que vai monitorar as transações dos clientes, como ocorre hoje nas empresas de cartões de crédito.

Hoje, quando o cliente faz uma compra maior do que a sua média de gastos ou fora de seu país as operadora entra em contato para esclarecer se é mesmo o proprietário do cartão quem está efetuando a transação. O mesmo será feito a partir de agora com as operações via web dos correntistas do Banco do Brasil.

"Estamos implementando um conceito diferente de monitoramento. O sistema vai começar a monitorar as transações dos correntistas. Se houver algo fora do padrão do cliente, a central de atendimento entrará em contato", afirmou Hideraldo Leitão, diretor de canais do BB.

Além disso, o novo sistema do banco vai permitir a simplificação do acesso ao internet banking para os clientes. "Os bancos investem há dez anos em colocar mais gente na internet. Mas isso requeria o uso de muitas ferramentas que dificultavam. Agora, estamos simplificando o acesso", disse Leitão.

A partir desta sexta-feira, os correntistas não precisarão mais utilizar o teclado virtual para digitar sua senha no internet banking, o que agilizará as transações, segundo o BB. Além disso, os clientes poderão cadastrar uma senha de autoatendimento na própria internet, o que antes só poderia ser feito nos terminais do BB.

O diretor afirmou que as mudanças têm como objetivo principal aumentar a segurança do serviço, mas trazem também algumas simplificações aos clientes.