Portal da Educação | 19 de dezembro de 2009 - 07:38

Tratamento de quimioterapia pode ser amenizado com atividade física

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que a atividade física pode amenizar os efeitos colaterais do tratamento do câncer.

Cientistas descobriram que se o paciente realizar, durante o período de quimioterapia, um programa de condicionamento físico adequado, serão amenizados sintomas como perda ou ganho de peso, náuseas e vômitos.

A atividade física é uma excelente dica para os pacientes com câncer, pois além de diminuir o tempo de recuperação dos enfermos, ela também proporciona menos agressão ao organismo pelos efeitos da medicação.

O educador físico e tutor do Portal Educação, Diesi Ventura, ressalta que esta é mais uma pesquisa que mostra a importância de se praticar atividade física. “O Portal Educação disponibiliza vários cursos sobre a importância da atividade física para portadores de HIV, gestantes e outros casos interessantes, ressaltando que os exercícios físicos podem ser realizados desde que com a devida orientação”, reforça o tutor.

Não é de hoje que a prática de exercícios físicos faz bem à saúde. Além de ser saudável para qualquer idade, sexo, esteja com alguma doença ou não, mexer o corpo contribui para diminuir os níveis de gordura e manter a musculatura, melhorando cada vez mais a qualidade de vida.