13 de novembro de 2004 - 10:52

Rede de Radioamadores será implantada no Estado

O governo do Estado por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, juntamente com a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre-MS) e a Secretaria Nacional de Defesa Civil, está implantando em Mato Grosso do Sul a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener). Hoje, será realizada uma palestra com o objetivo de explicar como e em que casos a rede entrará em funcionamento, além de cadastrar os radioamadores.

De acordo com o coordenador estadual de defesa civil, coronel João Alves Calixto, , a rede será utilizada em casos de catástrofes e emergências, quando as redes normais de telecomunicações estiverem inoperantes. “Quando acontece uma enchente, ou um furacão, como o que atingiu Santa Catarina, as telecomunicações são afetadas pela destruição das linhas ou pela falta de energia elétrica. É quando a rede de radioamadores entra em ação”, ressaltou.

O Ministério da Integração Nacional enviará um representante para ministrar as palestras que serão realizadas no auditório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na rua 13 de Junho 1233, em dois horários: o primeiro das 9h às 11h, somente para voluntários cadastrados; e o segundo das 15h às 17h, para os radioamadores. Hoje será realizado, pela Labre, palestra para os interessados em ser radioamador, também no auditório da Anatel.

O coronel explica ainda, que a rede de emergência pode ser usada na prevenção de catástrofes. “Lá em Porto Murtinho eu tenho um radioamador que me informa diariamente o estado do dique e o nível do rio Paraguai. E, com a rede, estas informações poderão vir de lugares mais isolados ainda”, finalizou, deixando convite aos radioamadores para comparecerem à palestra.

 

 

APn