Mídia Max | 17 de dezembro de 2009 - 17:19

Câmeras nas escolas só dependem agora de sanção de André

A instalação obrigatória de câmeras de vídeo nas escolas da rede pública e privada de Mato Grosso do Sul só depende agora da sanção do governador André Puccinelli (PMDB) ao projeto de lei de autoria do deputado Coronel Ivan (PRTB) aprovado nas últimas sessões do ano na Assembleia Legislativa.

A exigência alcança estabelecimentos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio do Estado.

O autor explica que tem sido cada vez mais freqüentes no interior e nas proximidades das unidades escolares casos de consumo de drogas, agressões, furtos, vandalismo, uso de armas, além de outras ilegalidades.

Na justificativa, o deputado lembra do furto de mais de setenta computadores em uma escola na Capital e o assassinato de um jovem em pleno pátio de um colégio em Dourados.

O sistema de monitoramento seria, conforme o projeto, exclusivamente para a prevenção e à apuração da autoria de atos criminosos ou nocivos à segurança da comunidade escolar e à preservação do patrimônio da escola.

De acordo com a proposição apresentada, o esquema de segurança deverá contar com câmeras instaladas de modo a permitir o amplo monitoramento das áreas de circulação internas e externas do estabelecimento, sendo proibida a instalação de câmeras de vídeo em banheiros, vestuários e outros locais de reserva de privacidade individual.