Portal da Educação | 17 de dezembro de 2009 - 09:50

Obesidade causa 10 vezes mais infartos em mulheres

De acordo com estudo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizado pelo hospital Dante Pazzanese, as mulheres com excesso de peso têm 10 vezes mais probabilidades de sofrer problemas cardíacos do que os homens.

O estudo inédito revelou também, que tanto os homens como as mulheres obesas, apresentam nove vezes de chances de terem infartos do que os pré-obesos. Outro resultado apontado foi que os hipertensos correm 2,5 vezes mais riscos em relação àqueles que não sofrem de pressão alta.

Das mulheres que participaram dos testes para se fazer os estudos 98% tinham circunferência abdominal muito elevada, ou seja, acima de 88 cm. Já os homens 82,7% deles apresentaram medidas elevadas, levando em consideração o ideal seria uma circunferência menor que 102 cm.

Segundo o tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa, a obesidade é um problema de saúde pública, estatisticamente mais severa em mulheres, que também mais sofrem psicologicamente com a situação. “Por isso, a campanha por uma alimentação mais saudável é fundamental”, aconselha Ronaldo.