Notícias.MS | 16 de dezembro de 2009 - 15:08

Prolibras certifica 30 profissionais do Mato Grosso do Sul

O Estado tem 30 novos profissionais habilitados pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino, interpretação e tradução da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A certificação é concedida aos candidatos que participam do exame de Certificação de Proficiência na Libras (Prolibras).

O resultado da avaliação foi divulgado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – parceira do MEC na aplicação da prova que concede a habilitação aos profissionais.

Dos 30 aprovados nas provas que aconteceram em outubro, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Campo Grande , seis recebem a certificação de nível superior para o ensino de Libras. Outros 10 serão certificados em nível médio para o ensino da língua de sinais. Para a certificação em tradução e interpretação da libras/língua portuguesa/libras serão habilitados três profissionais de nível superior e 11 de nível médio no Estado.

Neste ano o MEC aplicou a prova do Prolibras em 32 cidades brasileiras. Em Mato Grosso do Sul a avaliação aconteceu somente na Capital. As provas atenderam candidatos fluentes em Libras – surdos ou ouvintes. O Prolibras serve para comprovar os conhecimentos em libras, por parte do candidato. Comprovada a aptidão, o mesmo poderá ministrar cursos e exercer a função de tradutor/intérprete. A avaliação é aplicada nas etapas teórica e prática.

O resultado do Prolibras está disponível no site www.prolibras.ufsc.br. Neste endereço os candidatos podem verificar o resultado individual e a lista completa dos aprovados no processo seletivo de 2009. Também está disponível o gabarito da avaliação teórica.