Notícias.MS | 16 de dezembro de 2009 - 13:26

PMA autua propriedade rural por armazenamento embalagens de agrotóxico

Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo, em operação ontem nas propriedades rurais do município de Naviraí, encontraram na Fazenda Asa Branca, diversas embalagens de agrotóxicos armazenadas irregularmente.

As embalagens, que por lei precisam ter destinação adequada, foram encontradas embaixo de uma árvore e espalhadas pela propriedade, algumas abertas em contato com o solo, sem estarem furadas. Algumas embalagens com defensivos vencidos fechadas e outras abertas foram encontradas junto ao lixo doméstico. Na propriedade havia um depósito com agrotóxicos, mas estavam regulares.

Diante do crime e infração administrativa, os policiais autuaram o responsável Vilson Delotto, de 44 anos, residente na fazenda, sendo arbitrada multa de R$ 6 mil. Ele também foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Naviraí, para responder pelo crime ambiental cometido. Se condenado, poderá pegar pena de um a quatro anos de reclusão.

A forma adequada de armazenamento de agrotóxicos é disciplina pela Lei Federal 7.802/89 e regulamentada pelo Decreto Federal 4074/2002.