13 de novembro de 2004 - 10:11

Palestinos escolhem substituto de Yasser Arafat em 60 dias

 

O primeiro-ministro palestino, Ahmed Qurie, prometeu neste sábado que as eleições para escolher o substituto de Yasser Arafat serão realizadas dentro de 60 dias, como determina a lei. “As eleições presidenciais serão realizadas antes de nove de janeiro. A liderança palestina se reunirá para decidir sobre a data exata”, disse o primeiro-ministro à imprensa, um dia depois do enterro do líder palestino.

Qurie, em entrevista após um encontro com o ministro de Relações Exteriores da União Européia, Javier Solana, disse ainda que as eleições municipais seriam realizadas em dezembro e as parlamentares, durante o primeiro trimestre de 2005. “Agora, nossa maiso preocupação é a realização das eleições”, disse Nabil Abu Rdainah, da Autoridade Palestina.

Segundo ele, a comunidade internacional, especialmente os EUA, deveriam exercer pressão para que Israel retire suas forças e não entre nas cidades palestinas, para que cvessem as agressões e seja possível preparar as eleições. Desde 1996, quando Arafat ganhou por esmagadora maioria a presidência palestina, não são realizadas eleições.

Os países ocidentais esperam que a morte de Arafat seja um momento decisivo para as chances de paz no Oriente Médio e que a eleição de seu sucessor é considerada um passo vital para o processo. Logo no início da manhã, vários líderes palestinos se reuniram na tumba de Arafat para as orações de Eid al Fitr, cerimônia que marca o fim do Ramadã, o mês de sagrado dos muçulmanos. Em honra a Arafat, a Autoridade Palesrina decretou 40 dias de luto durante os quas não são permitidas as cerimônias públicas.

 

 

BBC Brasil