Notícias.MS | 15 de dezembro de 2009 - 13:52

PMA autua homem com dois couros de onças-pintadas

Policiais Militares Ambientais de Campo Grande foram acionados por Policiais Militares Rodoviários Estaduais do posto de Sidrolândia, devido à apreensão de dois couros de onça-pintada, que estavam em um veículo na BR-060.

O veículo WV gol, placas CML-7970, de Araçatuba-SP, foi abordado pela PRE, que perguntou ao condutor o destino da viagem. Este respondeu que estava indo regularizar a documentação do veículo em Araçatuba-SP. Devido ao nervosismo de Lourival Marques de Oliveira, os policiais fizeram uma busca no veículo e, dentro de uma bolsa que estava no banco traseiro do veículo, encontraram dois couros de animal silvestre da espécie onça-pintada, escondidos embaixo de diversas roupas.

Diante do crime ambiental, os policiais militares rodoviários apreenderam os couros e o veículo e encaminharam, juntamente com o condutor, à delegacia de Polícia Civil de Sidrolândia, onde ele foi autuado em flagrante delito. Caso seja condenado, poderá pegar pena de seis meses até um ano e meio ano de detenção.

A PRE também acionou a PMA, que foi ao local e fez a autuação administrativa, sendo arbitrada multa de R$ 10.000,00 contra o infrator, haja vista que o animal está em extinção. Havia também um acompanhante no veículo, porém Lourival assumiu ser dele o material.

Alerta

A PMA alerta que ter qualquer produto ou subproduto da fauna brasileira sem autorização ambiental é crime punível com as mesmas penas da caça ilegal, do tráfico e de ter animal silvestre em cativeiro. Isto vale para qualquer cidadão ou instituição, sejam universidades, museus, entre outras.

Todo produto e subproduto da fauna precisam ter autorização dos órgãos ambientais. Além do crime, também constitui-se infração administrativa, podendo a multa chegar a R$ 5 mil, caso a espécie conste da lista de espécies em extinção.