Notícias.MS | 15 de dezembro de 2009 - 08:42

Olimpíadas Brasileiras de Matemática tem 60 medalhistas em MS

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (14) a relação dos alunos com as melhores notas na edição 2009 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em Mato Grosso do Sul, 60 estudantes serão premiados com as medalhas. Destes, 17 integram a Rede Estadual de Ensino e foram premiados com medalhas de prata e bronze, outros receberão ainda menção honrosa por atingirem as maiores médias nacionais.

Cada categoria de premiação está dividida pelo MEC em três níveis. No nível dois, entre os medalhistas de prata, a primeira colocação nacional ficou com o estudante Lucas Dantas de Oliveira, da Escola Estadual Professor Severino de Queiroz, de Campo Grande. As escolas estaduais de Mato Grosso do Sul tiveram cinco medalhistas de prata e 12 de bronze.

Nove medalhas de ouro que vieram para o Estado foram conquistadas pelos estudantes do Colégio Militar de Campo Grande. Outra foi para a Escola Municipal Polo Professor Plínio Mendes dos Santos, da Capital. A premiação está prevista para acontecer em março do próximo ano.

Em todo o País, 19,2 milhões de alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do médio participaram da avaliação nas escolas públicas federais, municipais e estaduais. De acordo com dados do MEC, os estudantes que participaram das olimpíadas representaram 43,8 mil escolas de 99,1% dos municípios brasileiros. De 2005 a 2009 a Obmep já reuniu 10,5 milhões de alunos, 31 mil escolas e 93,5% das cidades.

A olimpíada de matemática tem o apoio do Ministério de Ciências e Tecnologia, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das redes públicas.