Fátima News, com Assessoria | 14 de dezembro de 2009 - 17:59

USP iniciam projeto pelo desenvolvimento de Ivinhema

Representantes da universidade estão no município, que sedia o

Bandeira Científica

, projeto pelo desenvolvimento em diversas áreas.

Mais de 200 pessoas, entre estudantes e professores de vários cursos da Universidade de São Paulo - USP, já estão no município de Ivinhema desenvolvendo o projeto Bandeira Científica. Os trabalhos foram iniciados hoje dia 13 e seguem até o dia 21, em parceria com a prefeitura.

O projeto é uma ação de extensão universitária, envolvendo acadêmicos de múltiplas unidades e é coordenado pela Faculdade de Medicina da USP. A cada ano, o Bandeira Científica busca atuar de forma a garantir o desenvolvimento da saúde, na região visitada, incluindo a abordagem das doenças, aspectos ambientais e sociais da comunidade.

A missão envolve a realização de atividades como atendimento médico, palestras, oficinas e análises técnicas, entre outras. Um exemplo são as consultas oftalmológicas, na qual pretende diagnosticar doenças oculares e doar óculos para pessoas que necessitarem. As ações acontecem simultaneamente em diversos pontos da cidade.

Uma agenda de consulta à população já foi elaborada pelos agentes comunitários de saúde e, de acordo com a assessoria de comunicação do projeto, ao menos 2500 atendimentos serão realizados durante a expedição. Outras atividades diferenciadas, como o da engenharia, vão trabalhar questões ambientais como o tratamento de água e esgoto e legislação ambiental junto à população, além da elaboração de um projeto de estrutura de saneamento para a cidade.

Ivinhema foi escolhida pela USP pelo fato da Prefeitura Municipal ter dado incentivo a essa iniciativa e disponibilizar apoio logístico. O prefeito Renato Câmara se diz muito satisfeito pela parceria com uma das maiores universidades do país. “Esta ação deve solidificar os trabalhos de desenvolvimento que estão sendo implantados em Ivinhema. Parcerias deste tipo são fundamentais”.