Dourados Informa | 14 de dezembro de 2009 - 15:05

Preso em Dourados chefão do tráfico em Mato Grosso

A Operação Campos do Norte, desencadeada sexta-feira pela Polícia Federal para desarticular uma quadrilha que trazia cocaína da Bolívia através da fronteira com o Mato Grosso, prendeu em Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, o chefão do esquema, Ariovaldo Barbosa dos Santos Filho, 48. A mulher dele também foi presa, mas foi liberada após prestar depoimento. Os dois filhos de Ariovaldo, também residentes em Dourados, são procurados pela PF.

O trabalho foi coordenado pela Polícia Federal em Cáceres (MT). Os mandados de prisão em Dourados foram cumpridos por uma equipe local da PF. Além de tráfico internacional, Ariovaldo e os filhos também são acusados de lavagem de dinheiro. Eles usariam terceiros, os chamados “laranjas”, para movimentar o dinheiro da venda de drogas.

Ariovaldo Barbosa Filho é acusado de usar aviões para trazer cocaína e pasta-base da Bolívia. Os pacotes eram arremessados das aeronaves nas imediações de Campos de Júlio, região norte de Mato Grosso. Em três apreensões diferentes, a PF interceptou 840 kg de cocaína em São Paulo (SP), Barra do Garças (MT) e Recife (PE), distribuídas pela quadrilha de Ariovaldo Barbosa Filho.

Foram 74 mandados expedidos pela Justiça Federal – 15 de prisões preventivas, 10 de prisões temporárias e 20 ordens de busca e apreensão e sequestro de bens de 29 acusados. A operação foi realizada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Segundo a PF, Dourados não fazia parte da rota da quadrilha. Era apenas o local onde o chefão do tráfico morava com a família. Não foram divulgados detalhes sobre o endereço de Ariovaldo Barbosa Filho em Dourados nem se ele tinha alguma atividade lícita na cidade.