Notícias.MS | 14 de dezembro de 2009 - 14:51

MS leva quase 100 propostas para Conferência Nacional de Comunicação

A 1ª Conferência Estadual de Comunicação (Confecom/MS), que aconteceu em novembro, na Capital, terminou com 98 propostas elaboradas pelos participantes dos três eixos temáticos do encontro. As proposições serão apresentadas na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que começa hoje (14) e termina na quinta-feira (17), em Brasília (DF).

Mato Grosso do Sul elegeu 23 delgados para a etapa nacional do encontro. Com o tema “Comunicar para Construir Direitos e Cidadania na Era Digital”, a 1ª Confecom estadual teve 40 propostas elaboradas no eixo temático Meios de Distribuição; 33 no eixo Cidadania: direitos e deveres, e 25 em Produção de Conteúdo.

O objetivo da conferência é ser um espaço de discussão entre diversos setores sociais para elaborar e implementar as políticas públicas. Desta forma, os setores podem contribuir com propostas para o avanço da cidadania na era digital.

Antes da conferência estadual, outras etapas populares livres e oficiais discutiram em âmbito local os eixos temáticos propostos pela Confecom.

A etapa nacional acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A sessão de abertura está prevista para às 18h (horário de MS), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A 1ª Confecom tem como homenageado o jornalista gaúcho Daniel Herz, falecido em 2006, aos 51 anos, importante líder na militância do movimento pela democratização da comunicação.

Programação completa

Dia 14

9h - Abertura do credenciamento

17h – Plenária de votação do regimento interno da etapa nacional

19h – Abertura solene e homenagem a Daniel Herz

 

Dia 15

9h às 11h – Credenciamento de suplentes

9h – Palestras internacionais - Gustavo Granero, secretário-geral da Federação Argentina dos Trabalhadores de Imprensa, e Juan Zavittiero, Chefe do Escritório Regional da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para as Américas.

10h30 – Painéis simultâneos por eixo temático

12h – Intervalo

14h – Grupos de Trabalho (turno I)

Dia 16

9h – Grupos de Trabalho (turno II)

12h – Intervalo

14h30 – Plenária final (turno I)

 

Dia 17