Rogério Sanches / Fátima News | 14 de dezembro de 2009 - 10:40

Tiquinho pede providências da SANESUL sobre o esgoto em Jateí

Rogério Sanches / Fátima News

Em requerimento número 011/2009, de autoria do Vereador Francisco Alves de Araújo “Tiquinho” (PPS), o Vereador pediu para que fosse enviado expediente ao Excelentíssimo Senhor JOSÉ CARLOS BARBOSA, Presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), com cópias ao Ilustríssimo Senhor MASSATOSHI AZUMA, Gerente regional em Nova Andradina e ao Ilustríssimo Senhor MARCOS GALERA BRESSA, Supervisor de unidade local da referida empresa, no sentido de que sejam tomadas providências urgentes acerca do entupimento freqüente da canalização coletora de esgoto sanitário, principalmente nos períodos mais chuvosos do ano, ao longo da Avenida Weimar Gonçalves Torres, na sede deste município.

Além disso, requer-se que mencionada empresa de saneamento, por seus servidores, promovam a fiscalização e conseqüente notificação das unidades domésticas, comerciais ou industriais que estejam destinando outros dejetos que não sejam sanitários ou a água proveniente das chuvas na rede coletora de esgoto.

O presente requerimento justifica-se, tendo em vista que sempre que chove, há o entupimento da rede coletora de esgoto com refluxo de todos os dejetos nela existente para as residências e quintais, principalmente nos banheiros desses locais, em especial, nesse particular, às casas de nº. 978, 992, 964 e 1.034, causando odor excessivo, retorno de material sanitário, o que por conseqüência poderá contaminar os moradores das citadas localidades e os vizinhos.

Ressalte-se, por oportuno, que caso os problemas citados persistam, ficará evidenciado que a rede coletora de esgoto sanitário nessas localidades está atingindo justamente efeito contrário àqueles almejados quando da sua instalação, ou seja, contribuirá para a contaminação do solo e das pessoas. Por isso é que solicito aos demais Pares a aprovação da presente proposição.