Diário MS | 14 de dezembro de 2009 - 08:12 JATEÍ

Arilson é premiado como gestor eficiente de merenda em Jateí

Divulgação

O prefeito de Jateí Arilson Nascimento Targino recebeu troféu nacional, durante a cerimônia de premiação da 6ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, em Brasília (DF), na quarta-feira, 9, referente ao exercício de 2009. O evento contou, pela sexta vez, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que fez a entrega dos troféus às prefeituras premiadas, juntamente, com o vice-presidente José Alencar e o presidente do Comitê Gestor da Ação Fome Zero, Antoninho Trevisan.

Compareceram também ao evento o Ministro da Educação, Fernando Haddad, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, além de outras autoridades, o presidente do FNDE e equipe do PNAE, parceiros, empresários, aproximadamente, 100 prefeitos e pessoal das prefeituras, que executam o programa de alimentação escolar.


Na ocasião, foram premiadas 25 prefeituras do país, em 26 categorias, num total de 1.099 inscritos. De Mato Grosso do Sul foram escolhidas duas administrações municipais, tendo como destaque a cidade de Jateí, na categoria “Pequenas Cidades”.

A Ação Fome Zero instituiu o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, com o objetivo de destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A metodologia de avaliação e premiação reúne um acervo de dados sobre a gestão da merenda escolar e, sua divulgação, visa socializar o conhecimento acumulado e disseminar as boas práticas, para que sejam conhecidas e adotadas por outras prefeituras do país.

Arilson compareceu à cerimônia, acompanhado da secretária municipal de Educação, professora Elenir Teixeira Felipe, e da nutricionista responsável pelo controle da merenda de Jateí, Carla Thomaz.

A nutricionista ressalta que, as escolas da rede municipal recebem um acompanhamento sistemático, para o preparo da merenda escolar oferecida aos educandos. Ela garante que a merenda oferecida aos alunos é de primeira qualidade e atende, prioritariamente, os padrões de qualidade exigidos pela saúde pública. “Fornecemos, por meio de capacitações, boas práticas de fabricação da alimentação fornecida e orientamos sobre as melhores formas de acondicionamento”, enfatizou.

Já a secretária de Educação lembrou que, “mais uma vez, a qualidade da alimentação escolar de Jateí se destaca em nível nacional. Isso demonstra que estamos no caminho certo para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos nossos alunos”.

Os alunos das escolas municipais do município recebem merenda de primeira qualidade. O cardápio é elaborado e controlado pela nutricionista, que tem optado por uma alimentação sadia, privilegiando verduras e legumes da época e produtos ricos em nutrientes, como arroz, feijão, carnes, macarrão e outros.

Arilson Targino observa que, “as crianças em fase de crescimento precisam de uma boa alimentação”. Conforme ele, no campo educacional, a construção de uma escola pública de qualidade é o desafio com que se defrontam os educadores comprometidos com a superação das desigualdades sociais presentes na sociedade brasileira. Reverter os altos índices de evasão e repetência, que caracterizam o sistema educacional brasileiro e, também, de construir uma escola que se torne a garantia do acesso aos conhecimentos básicos para os segmentos menos favorecidos da população. “A merenda na escola pública é afirmativa de tudo isso, na medida que assegura um melhor rendimento escolar. Cabe ao gestor público oferecer uma merenda nutricionalmente adequada, em horário propício, para assegurar uma melhor disposição aos desafios da aprendizagem, o que Jateí tem mantido com total dedicação”, conclui Targino.

iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");