Dourados News | 14 de dezembro de 2009 - 05:52 DOURADOS

Prefeitura de Dourados retira projeto do IPTU da pauta da Câmara

O prefeito Ari Artuzi (PDT) decidiu retirar o projeto que define os valores do reajuste do IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano) da pauta de votação da Câmara Municipal amanhã. Artuzi afirma que não desistiu do projeto, mas vai primeiro discutir as propostas com a sociedade.

O pedido foi feito pelos vereadores da base aliada, em reunião realizada na tarde deste domingo. Os parlamentares argumentaram que alguns setores da sociedade ainda não entenderam os critérios adotados para definir o aumento do imposto.

Teixeira lembrou que todas as propostas que estão no projeto enviado à Câmara foram aprovadas por uma comissão representativa. Durante 5 meses representantes da OAB, Associação Comercial, União Douradenses de Moradores, Associação Douradenses de Arquitetos e Engenheiros e proprietários de imobiliárias da cidade, discutiram todos os itens que constam nos projetos. O vereador salienta que todos concordaram com os valores reajustados.

“Infelizmente percebemos que mesmo com ampla discussão, muita gente ainda está confusa e decidimos que em 2010 vamos promover audiências públicas se for necessário para esclarecer todos os detalhes”, afirmou Teixeira.

De acordo com o projeto, 17% dos contribuintes teriam redução no valor dos carnês de até 10%. Já para 31% dos contribuintes os valores sofreriam aumento entre 1% e 10%, enquanto 20% pagariam entre 11% e 20% mais caro. Outros 32% dos contribuintes iriam pagar parcelas reajustadas acima de 21%.

O prefeito lembrou que é preciso acabar com a especulação imobiliária que prejudica o desenvolvimento de Dourados. “Hoje muitos terrenos continuam baldios até na área e isso é ruim pra gente, deixa a cidade feia e atrapalha o comércio ou quem tem vontade de construir”, disse Artuzi.
Ele também lamentou que o dinheiro arrecadado a mais com o lançamento do IPTU em 2010 seria dedicado exclusivamente para ampliar o recapeamento da área central da cidade.