Conjuntura | 11 de dezembro de 2009 - 17:56

Pontos de atendimento de empresas funcionam no Procon/MS

No mesmo modelo do Poder Judiciário, pontos de atendimento das empresas de serviços públicos Enersul e Águas Guariroba estão funcionando na sede do Procon/MS, a partir desta semana.

A intenção é agilizar a resolução de questões apresentadas pelo consumidor antes mesmo de se tornar efetivamente uma reclamação no órgão.

“Várias empresas têm postos no Juizado Especial Central, em Campo Grande, e achamos interessante esse trabalho para tentar solucionar a alguns problemas apresentados pelo consumidor antes que se tornem reclamações”, conta o superintendente do Procon/MS, Lamartine Ribeiro.

O superintendente explica que o quando o consumidor chega ao Procon é feito um pré-atendimento na recepção e depois é realizado o registro da reclamação. “O Procon fazia, antes de agendar audiência, um contato inicial com a empresa reclamada, via telefone ou carta, para tentar solucionar a pendência.

Com os postos de atendimento das empresas, antes de efetuar a reclamação, o consumidor poderá ir até esses locais e tentar resolver a questão. Mas, é opcional”, afirma.

Uma das principais vantagens da instalação dos postos, conforme Lamartine, é a agilidade na solução dos problemas apresentados pelo consumidor. “O objetivo do Procon/MS não é aplicar multas às empresas, mas fazer valer o direito do consumidor, buscando resolver as questões apresentadas”, ressalta.

O telefone do disque-denúncia do Procon é 151. As reclamações também podem ser feitas pessoalmente na sede do órgão, localizado na rua 13 de junho, 930.