Terra | 12 de dezembro de 2009 - 10:44

Relatório divulgado aponta queda de 9% no PIB da agropecuária

Relatório do IBGE divulgado ontem (10/11) aponta uma queda de 9% no Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária no terceiro trimestre de 2009 em comparação com o mesmo período de 2008. No acumulado do ano de janeiro até setembro em comparação com o mesmo período do ano anterior a queda no setor é de 5,3%

Com exceção da cana-de-açúcar, com estimativa de crescimento anual de 6,9% na quantidade produzida, outros produtos com safra significativa nesse período apresentaram uma variação negativa na estimativa de produção em 2009, quando comparada ao ano anterior. É o caso, por exemplo, do trigo em grão (-15,1%), do café em grão (-13,8%), da mandioca (-0,3%) e da laranja (-0,1%).

Para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, a queda de 9% no PIB da agropecuária teve como fator principal a variação nos preços de alguns produtos. “Até outubro do ano passado, os preços estavam muito elevados e, por isso, aquele trimestre foi influenciado pelos altos valores dos produtos agrícolas, que depois caíram vagarosamente e se estabilizaram”, explicou.
        
Na análise do ministro, outro aspecto que contribuiu para o baixo resultado do PIB foi a queda significativa na produção de carne bovina (-11.4%), com a redução do consumo em todo o mundo; milho (-13,1%), devido à quebra de safra em Mato Grosso do Sul e no Paraná;  trigo (-14,4%), cultura que teve problemas com a chuva no sul do País; e o café (-15,2%), que, pela bianualidade da cultura, passa pelo ciclo de menor produção em 2009.

Stephanes acredita que a composição do PIB no quarto trimestre no ano não deve ser alterada, mas vê boas perspectivas para o PIB em 2010. "São previstos produtividade mais elevada e aumento de produção, desde que o clima se mantenha adequado”, mencionou.