Terra | 11 de dezembro de 2009 - 09:04

IBGE: 23,8% dos domicílios brasileiros têm conexão à internet

Apenas 23,8% dos lares brasileiros têm computadores ligados à internet, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2008 divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Embora esteja em crescimento, o número é bem distante do percentual de casas que possuem rádio (88,9%) e televisão (95,1%), que seguem como os meios de comunicação mais presentes para os brasileiros.

Em números absolutos, o País conta com 13,7 milhões de domicílios com computadores ligados à rede mundial. O Amapá é o Estado com menor número de casas com conexão, apenas 15 mil, enquanto São Paulo tem 4,5 milhões.

Só na capital paulista há mais residências conectadas à internet (2,39 milhões) do que em toda a região Norte e Nordeste juntas (2,17 milhões). A região Sudeste tem mais da metade dos computadores ligados à internet do Brasil (7,97 milhões).

No entanto, quando se trata do percentual de casas conectadas, o Distrito Federal tem a maior taxa (45,4%). Na outra ponta, o Maranhão tem apenas 7,8% de domicílios conectados, segundo dados do IBGE.