13 de novembro de 2004 - 07:14

Fonplata atesta empréstimo de US$ 35 mi ao governo do MS

 

A missão técnica do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) confirmou, durante reunião realizada hoje pela manhã no Ministério do Planejamento, Gestão e Orçamento, em Brasília, a viabilidade de um empréstimo de US$ 35 milhões ao governo de Mato Grosso do Sul para a pavimentação da rodovia Sul-Fronteira - trecho de 227 quilômetros, do distrito de Sanga Puitã (município de Ponta Porã), passando pelos municípios de Aral Moreira e Coronel Sapucaia e Paranhos, a Sete Quedas.

“Faltam apenas detalhes técnicos para a assinatura do contrato e a liberação dos recursos”, disse o subsecretário de Representação do Governo Estadual no Distrito Federal, Marcio Portocarrero, que acompanhou a reunião.

A pavimentação do trecho é uma das obras estratégicas do plano de infra-estrutura definido pelo governador Zeca do PT para a fronteira com o Paraguai. Segundo o cronograma estabelecido pelo governo de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (Seain), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Fonplata, as obras devem ter início em março do ano que vem e serão concluídas num prazo máximo de 30 meses.

O empréstimo, a juro baixo, deverá ser pago em 20 anos. O chefe da missão do Fonplata, José Gaspar Rodrigues, disse que o governo de Mato Grosso do Sul, tanto em relação à situação fiscal quanto na contrapartida, tem todas as condições para honrar o financiamento, que será o quinto já concedido pelo órgão para Mato Grosso do Sul na gestão do governador Zeca do PT.

 

 

Mídia Max