Notícias.MS | 10 de dezembro de 2009 - 16:45

Mais de 3 mil pescadores vão receber seguro-desemprego em MS

Mais de três mil pescadores de Mato Grosso do Sul que sobrevivem da pesca artesanal já se recadastraram para receber o benefício do seguro-desemprego durante o período de defeso. O benefício pago, um salário mínimo, e garantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No Estado, 3.028 trabalhadores solicitaram o seguro através de caravanas realizadas pelo Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador e Fundação Estadual do Trabalho (Ciat/Funtrab) nas colônias do interior. O número parcial já é superior ao registrado em 2008, quando foram recadastrados 2.507 trabalhadores nas colônias. Os pescadores já estão recebendo o benefício e outros ainda devem receber até o Natal.

Todos os pescadores que foram recadastrados neste ano devem receber o dinheiro do seguro-desemprego. Aqueles que tiverem o pagamento bloqueado podem ter algum vínculo empregatício que impede o recebimento do benefício – como ter trabalhado registrado por até duas semanas durante o período de defeso ou mesmo ser aposentado.

Mesmo com fim da caravana da Funtrab nas colônias de pesca, os pescadores ainda não recadastrados têm até o dia 28 de fevereiro para solicitarem o formulário de requerimento do seguro-desemprego. Os trabalhadores podem procurar qualquer agência do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) do município mais próximo.

A Funtrab esclarece que não é necessário apresentar o atestado do pescador junto a colônia de pesca. O documento já não é mais exigido por uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho. Aqueles que tiverem dúvidas a respeito do seguro-desemprego ou documentação exigida podem entrar em contato com a Funtrab, através do telefone 0800 647 0013, com o número do PIS, para a verificação.