Conjuntura | 9 de dezembro de 2009 - 15:10

Parceria Rural Agricultura capacitou 7 mil trabalhadores

O projeto Parceria Rural Agricultura, desenvolvido pela Setecs (Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), já capacitou, desde 2003, 6.826 pessoas de 70 municípios de Mato Grosso no curso de operação de máquinas e implementos agrícolas. Somente em 2007, foram 817 trabalhadores do campo capacitados.

No encerramento das atividades do ano, o último curso foi na cidade de Pedra Preta e a superintendente de Qualificação Profissional da Setecs, Rosamaria Carvalho, fez um balanço dos resultados alcançados pelo programa ao longo desses sete anos.

“Todos os anos contemplamos uma média de mil trabalhadores. Este ano fechamos os trabalhos cumprindo nossas metas. O Parceria Rural existe desde 2003 e foi o primeiro projeto da Setecs, em parceria com as empresas multinacionais fabricantes de máquinas e implementos agrícolas.

Desde então, estes empresários colaboram conosco, com esse esforço de inclusão social, inclusive nesses anos difíceis, de crise econômica global”, afirmou a superintendente.

Sobre o alcance do projeto este ano, Rosamaria aponta que o diferencial foi o alto índice de empregabilidade registrado, bem superior aos anos anteriores.

“O motivo desse aumento é porque os cursos foram em cidades pequenas, capazes de absorver a mão-de-obra. Em Poxoreo, por exemplo, quase todo mundo que participou da capacitação esta trabalhando”, assegurou.

A carga horária do curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas é de 108 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas.

Durante 15 dias, os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre preparo e gradeamento do solo, uso correto dos tratores e colhedeiras, saúde e segurança no trabalho, noções de ética e cidadania e relacionamento interpessoal, instruções de técnicos da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural).