Folha Online | 9 de dezembro de 2009 - 10:55

PF prende 16 em operação contra tráfico de drogas em SP e em MS

A Polícia Federal de Mato Grosso do Sul deflagrou na manhã desta quarta-feira a Operação Sede Campestre, que visa desarticular uma quadrilha de traficantes internacionais de drogas, formada por brasileiros e paraguaios. Ao todo, 16 pessoas foram presas e uma está foragida.

Após sete meses de investigações, a PF descobriu que a quadrilha agia na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, em Ponta Porã (MS) e em São Paulo. O principal integrante da organização usava uma farmácia de fachada para realizar movimentação financeira em Ponta Porã (MS). Ele já havia sido preso pela PF anteriormente, quando foram apreendidos 800 kg de cocaína.

De acordo com a polícia, em São Paulo, a droga era processada e distribuída por membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Eles vendiam o entorpecente para compradores da cidade paulista e do Rio de Janeiro.

Foram expedidos 17 mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão. Também foi pedido o bloqueio de contas correntes dos integrantes da organização. Ao todo, 50 policiais participam da operação. A ação ocorre nas cidades de Ponta Porã e Dourados, em Mato Grosso do Sul, e em Jundiaí, Mirandópolis, São José do Rio Preto, Taubaté, Cabreúva e Campinas, no interior de São Paulo.

Durante as investigações, outras 14 pessoas foram presas, além disso, seis veículos e grande quantidade de drogas foram apreendidos.