Valéria Batista / Fátima News | 8 de dezembro de 2009 - 09:34

Com auditório lotado, Jateí realiza a 1ª Conferência da Cidade

Zé Carlos / Fátima News

No município de Jateí o prefeito Arilson Targino realizou a 1ª Conferência Municipal da Cidade abordando o Lema “Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social” com o Tema “Avanços dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”.

A conferência que aconteceu dia 03/12 no Centro Social João Quelé Ramos reuniu diversos participantes entre eles o vice-prefeito José Pereira, os vereadores representando o Legislativo Armando de Souza e Francisco de Araujo. o presidente da conferência  Gerson  Pereira Dias, secretários municipais e demais autoridades locais e representantes dos segmentos.

O prefeito Arilson Targino (PSDB) em seu pronunciamento garantiu que a conferência é de suma importância para buscar soluções aos possíveis problemas existentes na cidade. “Me preocupo com o crescimento e desenvolvimento de Jateí, contudo, busco sempre melhorias para o nosso povo, mas para isso a participação popular é indispensável, indicando prioridades no âmbito municipal, estadual e federal”.

 

Durante a conferência no período da manhã o engenheiro civil Edson Kiyoshi Shimabukuro palestrou sobre o tema geral explicando como funciona o ministério das cidades, os conselhos e sua importância. Já no período vespertino o arquiteto urbanista Luiz Carlos Ribeiro falou sobre o Plano Diretor e Uso e ocupação do solo.

Como explica o presidente Gerson Pereira Dias a Conferencia da Cidade tem como objetivos principais sensibilizar e mobilizar a sociedade para estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade e propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade para a formulação de proposições e avaliações sobre as formas de execução da Política Municipal de desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.

A discussão do encontro com trabalho em grupo se fez de acordo com os Focos de cada Eixo temático: Eixo I – Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos, e seus conselhos gestores.; II – Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; III A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento; IV Relação entre os programas governamentais como o PAC e Minha Casa, Minha Vida e a política de desenvolvimento urbano, na qual diversas propostas para âmbito municipal, estadual e nacional foram aprovadas para serem apresentadas em 2010 na 4ª Conferência Estadual e consequentemente a Federal.


Durante a conferência foi feita a leitura e aprovação do regimento interno, a eleição dos delegados divididos em duas esferas, Movimentos populares Ademar Caetano e Poder público municipal e estadual Gerson Pereira.