Uol | 7 de dezembro de 2009 - 17:31

Cristiano Ronaldo, Kaká e Messi são finalistas de prêmio da Fifa

O português Cristiano Ronaldo terá uma chance de defender o seu título de melhor jogador do mundo segundo a Fifa, mas o favorito é o argentino Lionel Messi, vencedor da Bola de Ouro da revista France Football. Completam a lista final dos cinco indicados o brasileiro Kaká e os espanhois Iniesta e Xavi.

A relação foi divulgada nesta segunda-feira, e ainda conta com duas jogadoras brasileiras indicadas ao prêmio no feminino. Marta e Cristiane vão disputar com a inglesa Kelly Smith e as alemãs Brigit Prinz e Inka Grings. Marta é a atual vencedora do troféu de melhor do mundo.

Em relação ao ano passado, a única mudança na lista final entre os homens foi a entrada do espanhol Andrés Iniesta. Em 2008, foi o seu compatriota Fernando Torres quem apareceu junto com os outros quatro jogadores que voltaram a ser indicados.

Todos os cinco atuam em clubes da Espanha - Cristiano Ronaldo e Kaká no Real Madrid, e os outros três no Barcelona. Os dois clubes são os que mais fizeram vencedores na história do prêmio de melhor jogador do mundo.

Caso confirme o favoritismo, Messi será o primeiro argentino a ser coroado como o melhor do mundo pela Fifa desde 1991, quando o prêmio foi criado. O Brasil é o país com o maior número de títulos, oito: três de Ronaldo (1996, 1997 e 2002), dois de Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005), um de Romário (1994), um de Rivaldo (1999) e um de Kaká.

O vencedor de 2009 será escolhido por uma votação feita entre técnicos e capitães das seleções nacionais, que não poderão votar em jogadores de sua nacionalidade. O melhor jogador do mundo será anunciado em cerimônia da Fifa no próximo dia 21 de dezembro.