Folha Online | 8 de dezembro de 2009 - 06:01

Brasileiro está confiante para 2010, diz pesquisa CNI/Ibope

A pesquisa da CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira mostrou que os brasileiros estão otimistas para o ano de 2010. Apesar de tradicionalmente a população se mostrar otimista nos finais de ano, em novembro o percentual dos entrevistados que acreditam que o ano de 2010 será bom ou muito bom somou 92%. Em contrapartida, a população está pessimista para o crescimento da inflação e do desemprego.

Segundo a pesquisa, 49% dos entrevistados acreditam que a inflação vai aumentar em 2010. Apenas 12% avaliam que a inflação vai cair, e outros 34% acreditam que não haverá mudanças. No que diz respeito ao desemprego, 42% avaliam que ele vai crescer em 2010, 30% que vai permanecer estável e 24% que terá redução.

Apesar do pessimismo sobre inflação e desemprego, 48% dos entrevistados acreditam que sua renda pessoal vai melhorar, e apenas 7% prevêem queda. Outros 40% avaliam que não haverá mudanças no que diz respeito a incremento da sua própria renda.

O consultor da MCI (empresa responsável pela elaboração da pesquisa), Amauri Teixeira, disse que o otimismo de 92% dos brasileiros ainda não tem explicações técnicas porque representa um rompimento em índices menores registrados anteriormente.

"É o maior registro de pesquisa. Esse índice é sempre elevado, mas desta vez está acima do que temos visto", afirmou.

Crise econômica

A pesquisa mostra que os brasileiros estão otimistas em relação aos impactos da crise econômica internacional no país. A pesquisa mostra que 72% dos entrevistados acreditam que a economia do país será pouco ou nada prejudicada em razão da crise, contra 22% que consideram graves os efeitos ao país.

A pesquisa mostra, porém, que o otimismo dos brasileiros não se repete ao serem questionados sobre a gravidade da crise. Segundo a CNI/Ibope, 72% dos entrevistados consideram a crise grave ou muito grave, enquanto 22% não vêem gravidade em seus impactos. Outros 6% não responderam.