Mídia Max | 7 de dezembro de 2009 - 13:31

Partido de Marina quer bloco para enfrentar eleição em MS

Um novo bloco composto por PV, PC do B e PTB está sendo costurado por dirigentes destes partidos, informa o vereador Marcelo Bluma, presidente regional do PV. “Se decidirmos mesmo ficar juntos, poderemos lançar candidato próprio ao governo ou negociar aliança com os pré-candidatos já colocados André Puccinelli [PMDB] e Zeca do PT”, explicou.

Conforme Bluma, o principal objetivo dos três partidos é eleger deputados estaduais e federais e escolherão o melhor caminho para atingir esta meta. “Se decidirmos pela candidatura própria ao governo, por exemplo, o nome sairá de um dos três partidos do bloco”, comentou.

Já as eleições presidenciais são um caso à parte. Conforme Bluma, será respeitado o projeto de cada partido. O PV, por exemplo, tem como candidata à presidência, a senadora Marina Silva (AC).

O PC do B não terá candidato ao posto, mas deve apoiar a candidata do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Dessa forma, se estiverem juntos apoiando a mesma candidatura a governador, os partidos estarão separados na busca por votos para o candidato a presidente da República, já que cada legenda defenderá um nome.

“É que como não se tem mais a verticalização esta será uma situação comum em todo Brasil. As próximas eleições serão uma salada mista como nunca se viu na história deste País”, acredita Bluma, que concorrerá a deputado estadual.

Marina Silva

Quando esteve em Campo Grande, no dia 23 de novembro, Marina Silva, apelou para que o PV lançasse candidato em todos os estados brasileiros como forma de ajudar sua candidatura à presidência.

Contudo, Bluma afirma que o fato de o PV não ter candidato a governador – se assim ocorrer – não significa que não farão campanha para Marina. “Ela terá uma palanque no Estado, só de candidatos a deputado estadual e federal”, esclareceu.

Se a composição com PCdoB e PTB não der certo e o PV tiver de se aliar a André ou Zeca, Marina, conforme Bluma, terá da mesma forma o palanque dos candidatos do PV nas eleições proporcionais.