Folha Online | 5 de dezembro de 2009 - 10:28

Dunga avalia grupo como forte e diz que Brasil não pode sofrer

Após o sorteio realizado na Cidade do Cabo, o técnico Dunga disse considerar que o Grupo H, encabeçado pela seleção brasileira, é forte, mas ressaltou que a equipe não pode "sofrer" antes de começar a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Além do Brasil, o Grupo G do Mundial terá as seleções de Portugal, da Costa do Marfim e da Coreia do Norte.

"Acho que independentemente dos grupos temos que pensar que as seleções que chegaram até a Copa são as melhores. [No grupo do Brasil] tem um time de que temos poucas informações, como a Coreia do Norte, e outras duas equipes muitos fortes", disse Dunga em entrevista à TV Bandeirantes.

"Mas quem quer ser campeão tem que jogar. Temos que respeitar, mas jogar. Não adianta sofrer antes da Copa do Mundo, temos que fazer uma boa preparação e jogar", continuou o treinador brasileiro.

Dunga ainda evitou comentar o favoritismo dado pelos adversários à seleção brasileira. "Isso todo mundo diz, mas temos que jogar. Confiamos muito no Brasil, no nosso trabalho. Vamos jogar sempre para ganhar e queremos nos classificar o mais rápido possível. Tem que ganhar jogos", finalizou.

A seleção portuguesa, que tem o meia-atacante Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, eleito melhor jogador do mundo em 2008, ocupa a quinta colocação do ranking da Fifa. A Costa do Marfim, do atacante Drogba, do Chelsea, é a 16ª melhor seleção do mundo, de acordo com ranking da entidade máxima de futebol.

Apenas a Coreia do Norte, 84ª do ranking e em sua segunda participação em um Mundial, é considerada um adversário fácil.

O primeiro jogo da seleção brasileira será contra os norte-coreanos, no dia 15 de julho, em Johannesburgo. A segunda partida será diante da Costa do Marfim, no dia 20, na mesma cidade. O time do técnico Dunga vai encerrar sua participação na fase de grupos no dia 25, em Durban, contra os portugueses.

Nas oitavas de final, a chave do Brasil vai cruzar com adversários do Grupo H, que tem Espanha, Suíça, Honduras e Chile. O primeiro colocado de um grupo joga contra o segundo do outro e vice-versa.