G1 | 5 de dezembro de 2009 - 08:56

Com cadastro positivo, juros podem cair até 30%, avalia CNDL

Com a aprovação do cadastro positivo, os juros bancários podem recuar de 25% a 30%, segundo estimativa divulgada nesta sexta-feira (4) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (2) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Entretanto, a proposta precisa ser votada ainda em outras comissões antes de seguir para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto poderá também ser votado diretamente no plenário.

O cadastro positivo funciona como uma lista de bons pagadores com o objetivo tentar reduzir juros em financiamentos e empréstimos. A CNDL lembra que a metodologia já vigora em cerca de 20 países.

"No atual mercado de crédito brasileiro, o bom pagador paga pelo mau, porque o risco de inadimplência é repassado a todos, sem distinção, gerando elevação genérica da taxa de juros. Com o Cadastro Positivo, isso não ocorre. Cada um paga o risco que efetivamente representa”, avaliou Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

O cadastro positivo, de acordo com a Confederação, também deverá ser estendido às empresas e "facilitará em muito o acesso das empresas de micro e pequeno portes aos financiamentos". “Todavia, tal ferramenta deve ser dotada de gatilhos que protejam o consumidor, mas que não criem entraves que venham a inibir sua implantação”, disse Pellizzaro.