12 de novembro de 2004 - 15:09

Governo lança o 181, para denuncias de trafico de drogas

O governo do Estado através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública lançou o serviço especial 181 que, a partir de hoje, começa a receber denuncias sobre narcotráfico. De acordo com o secretario Antônio Braga (Justiça e Segurança Publica) a grande vantagem do sistema é que mantem a identidade da pessoa em absoluto anonimato. “Não é possível nem mesmo saber qual o número do telefone do qual a denuncia é feita”. Para o lançamento do sistema foi convidado o secretário de Justiça e Cidadania do Estado do Paraná, Aldo José Parzianelo.

A expectativa de Braga é de que aqui em Mato Grosso do Sul o sistema tenha o mesmo sucesso que teve no Paraná, onde, em um ano e meio de funcionamento e já foram aprendidos mais de 73 toneladas de maconha e presos 3000 traficantes.“Este programa tem uma boa interação com a sociedade e, contamos ainda com o apoio da Secretaria de Educação e da Polícia Federal. Nossa intenção é diminuir a oferta de drogas nas ruas”, disse Braga.

De acordo com o secretário, o sistema tem a capacidade de dar uma resposta imediata para o denunciante, fazendo a prisão tanto do traficante que está vendendo a droga como do o que está transportando. Para isso há uma integração entre todas as polícias, inclusive a Polícia Rodoviária Federal. As informações que chegam ao 181 também servirão de base para investigações e futuras apreensões.

O secretário Parzianelo disse que grande parte das denúncias que chegam pelo 181 são de mulheres. “São mães que denunciam a boca de fumo onde o filho compra drogas. Ou que sabe que há um ponto de venda perto da escola do filho. A medida em que se reduz a oferta de drogas na rua também diminui o risco de uma criança ou adolescente ter o contato com a droga”, pondera.

“Nosso programa é vitorioso porque tem a ajuda da sociedade, do Estado e da mídia. A mídia divulga, a sociedade denuncia e o Estado age. Os trabalhos de investigação normais atacam apenas os grandes carregamentos de drogas. Este programa ataca a boca de fumo que está ao lado da dona de casa, portanto, mais próxima da sociedade”, disse Parzianelo.


O Super-Herói /i> - A campanha publicitária será divulgada em parceria com as emissoras de TV, que não cobrarão pela veiculação da peça. O slogan da campanha é: Atenção, super-herói ligue 181. Denuncie o tráfico de drogas e mantenha a sua identidade secreta. “Este tema foi escolhido, pois mostra o ato de coragem do denunciante e mantem seu anonimato. Igual a um super-herói”, afirmou Parzianelo.

Na ocasião foi assinado um termo de cooperação entre as secretarias de Mato Grosso do Sul e do Paraná para a utilização e aperfeiçoamento do software do sistema, que é operado via internet. O que, de acordo com o secretário Antônio Braga, garante que todas os municípios do Estado serão atendidos. “Não há nenhum município onde não haja telefone ou uma delegacia, portanto, toda a população de Mato Grosso do Sul terá o serviço a disposição”.

O 181 é um serviço de denúncia disponibilizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e não é cobrado do Estado e nem de quem faz a denuncia. Segundo Aldo José Parzianelo, para que o serviço telefônico fosse gratuito a Anatel exigiu o anonimato de quem denuncia.
 
 
APn