Folha Online | 5 de dezembro de 2009 - 08:43

Participação das importações nas vendas de veículos sobe para 15,2%

Com o dólar desvalorizado, a participação dos veículos importados nas vendas chegou a 15,2% no acumulado do ano até novembro, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Só no mês passado, foram 18,1%. A projeção do presidente da entidade, Jackson Schneider, é que esse número atinja 15,5% na média anual de 2009.

Como a previsão é licenciar 3,11 milhões de unidades no mercado interno, esse dado representaria 482 mil veículos, recorde em quantidade no setor. Para o próximo ano, Schneider prevê que esse patamar suba ainda mais, para 16% e 544 mil.

"Devemos ter uma balança comercial neutra. Vamos exportar praticamente o mesmo número de veículos que estamos importando", comentou. A projeção oficial da entidade é vender para o mercado externo 470 mil veículos neste ano e 530 mil em 2010. "Quem quer exportar tem que aceitar a importação."

Em percentual, a marca histórica foi batida em 1995, quando chegou a 27%, o que, na época, quando os licenciamentos eram bem inferiores ao montante atual, representou 390 mil unidades.

"É claro que o dólar a US$ 1,70 não ajuda a competitividade do produto brasileiro lá fora, mas as medidas que já foram adotadas pelo Ministério da Fazenda e que estão sendo discutidas pelo Banco Central sinalizam uma clara vontade do governo de alguma coisa provavelmente ser feita para evitar essa pressão sobre o produto nacional", disse.