G1 | 4 de dezembro de 2009 - 10:30

Pão de Açúcar anuncia acordo de fusão com as Casas Bahia

O grupo Pão de Açúcar anunciou nesta sexta-feira (4) ter fechado um acordo de fusão com as Casas Bahia. De acordo com o comunicado, o acordo "visa a integração dos seus negócios no setor de varejo e de comércio eletrônico". A associação vai unir as operações de Ponto Frio (Globex), Casas Bahia e Extra Eletro (Grupo Pão de Açúcar) em uma única e nova sociedade.

Com a aquisição, o Pão de Açúcar se consolida na liderança do varejo brasileiro, tomando distância do Carrefour. Mais detalhes sobre a operação serão divulgados pelo presidente do Pão de Açúcar, Abílio Diniz, e pelo dono das Casas Bahia, Samuel Klein, em entrevista marcada para as 11h.

A empresa resultante da operação terá 1.015 lojas em 337 municípios, em 18 estados e no Distrito Federal. O faturamento da companhia alcançou R$ 18,2 bilhões (2008).

Em junho deste ano, o Pão de Açúcar anunciou a compra da rede de varejo de eletrônicos e eletrodomésticos Ponto Frio, por R$ 824,5 milhões, retomando a liderança do varejo brasileiro, que havia sido perdida para o grupo francês. 

Empresas

Aos 57 anos, as Casas Bahia têm cerca de 500 lojas em 11 estados do país. No ano passado, a empresa teve um faturamento de R$ 13,7 bilhões. Em fevereiro, acuada pelo avanço de outros varejistas, a rede lançou seu site de vendas pela internet, com um investimento de R$ 3,7 milhões.

Em 2008, o Grupo Pão de Açúcar registrou vendas brutas de R$ 20,9 bilhões, em suas 597 lojas, em 14 estados e no Distrito Federal. Com a compra do Ponto Frio, o número de lojas alcançou 1.055 e as vendas anuais chegaram a R$ 26 bilhões, em dados de junho.

No terceiro trimestre, o lucro consolidado do Pão de Açúcar foi duas vezes e meia maior que o obtido um ano antes, de R$ 171 milhões no terceiro trimestre, apoiado em aumento nas vendas e contenção de despesas.

As vendas líquidas sob o conceito "mesmas lojas", que incluem apenas as lojas com no mínimo 12 meses de operação e por isso excluem as operações do Ponto Frio, subiram 12,9%. O faturamento sem incluir aquisição somou R$ 5,07 bilhões, ante R$ 4,40 bilhões no terceiro trimestre de 2008. Incluindo o Ponto Frio, a receita líquida foi de R$ 6,15 bilhões nos três meses encerrados em setembro.

Além das lojas do Pão de Açúcar e Ponto Frio, o grupo também detém as bandeiras Comprebem, Sendas, Extra e Assaí.