Diário MS | 3 de dezembro de 2009 - 09:09

Mais de 70 mil estudantes farão provas do Enem em MS

70.232 estudantes de Mato Grosso do Sul farão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicada no sábado e domingo em todo o país. A capital Campo Grande tem o maior número de inscritos – 31.532 alunos farão o exame. Em Dourados, são 8.024 inscritos, que irão prestar a prova em nove locais diferentes. A prova será aplicada no sábado e domingo, sempre a partir do meio-dia (horário de MS).
O Enem é um exame considerado fundamental pelos vestibulandos, uma vez que o resultado é utilizado pelas instituições de ensino superior como parte da avaliação dos candidatos. A prova seria aplicada em outubro, mas precisou ser adiada depois do vazamento de informações sobre o conteúdo da avaliação. Por segurança, o MEC (Ministério da Educação) decidiu elaborar uma nova prova e adiar a data do exame por dois meses.

O adiamento nas provas do Enem mudou o cronograma de aplicação de vários vestibulares em todo o país. A Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por exemplo, alterou a data do vestibular de Verão, que agora será aplicada no dia 13 de dezembro. Outras instituições, como a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), decidiram não utilizar o resultado do Enem como parte da avaliação dos candidatos.

AVALIAÇÃO

Em todo o país, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira), pelo menos 4,5 milhões de candidatos se inscreveram no exame. Em MS, são 70.232 inscritos. Em Dourados, as provas serão aplicadas em nove locais: Unigran, Mace, escola municipal Clarice Bastos Rosa e escolas estaduais Antonia da Silveira Capilé, Menodora Fialho de Figueiredo, Vilmar Vieira de Matos, Maria da Glória Muzzi Ferreira, Alicio Araújo e Presidente Vargas.

Em MS, a prova será aplicada no sábado, do meio-dia às 16h30 e no domingo do meio-dia às 17h30. Nos dois dias, os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência, pois os portões de acesso aos locais da prova serão abertos às 11h e fechados ao meio-dia. Não será permitida a entrada dos inscritos após esse horário.

No sábado, serão realizadas 90 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No domingo, serão mais 90 questões de matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação. Para fazer a prova, o candidato deverá usar caneta esferográfica azul ou preta.