Fátima News, com Assessoria | 2 de dezembro de 2009 - 15:59

Caarapó realiza capacitação de atendimento pré-hospitalar

A prefeitura de Caarapó, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no último dia 28 uma capacitação de atendimento pré-hospitalar. O trabalho aconteceu no Hospital Beneficente São Mateus e teve como público alvo motoristas, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. A duração do curso foi  de quatro horas.

  Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Gomes Katsuragi, o treinamento tem por demanda a necessidade dos motoristas de nosso município ter conhecimento especifico no atendimento pré – hospitalar, devido ao aumento no número de acidentes ocorridos no município de Caarapó, isto em decorrência do aumento no tráfego de veículos com mudança expressiva no fluxo do trânsito municipal.

   De acordo com a assistente social, Raquel Freire, a capacitação tratou dos seguintes  assuntos: Atendimento ao paciente traumatizado, avaliação do risco imediato à vida do paciente, observação das patologias traumáticas/clinicas do paciente, avaliação da origem da solicitação e óbitos verificados. As ministrações teóricas e práticas foram feitas pelo  médico do Serviço de Atendimento Médico de Urgência de Dourados (SAMU),  Fábio de Oliveira Riuto e o técnico socorrista,  Eduardo de Almeida Miranda.

Participaram da  capacitação 11 motoristas da Secretaria Municipal de Saúde, 11 auxiliares de enfermagem do Hospital Beneficente São Mateus, duas  enfermeiras do Hospital São Mateus, uma assistente social da Secretaria de Saúde e um estagiário do curso de técnico de enfermagem. As atividades práticas foram acompanhadas de perto pelo prefeito Mateus Palma de Farias (PR) e pelo secretário de Saúde, Paulo Cesar Gonçalves.

Conforme o secretário de Saúde, Paulo Cesar Gonçalves, atender corretamente a vítima de acidente torna possível um tratamento médico adequado bem como diminui os riscos de seqüelas físicas ou morte. “Por isto estamos investindo em treinamento, uma vez que nosso município não possui SAMU ou Corpo de Bombeiros que são especialistas neste tipo de atendimento”, esclareceu.

Já o prefeito Mateus Palma de Farias disse que a capacitação é de extrema importância para o profissional. “Nesta vida nunca é tarde para se aprender e também jamais podemos dizer que já sabemos tudo. Principalmente em um setor tão delicado que é a saúde. Este curso vai dar uma maior tranqüilidade e segurança na hora que nossos profissionais tiverem que enfrentar a realidade  que são os acidentes, sujeito a acontecerem a qualquer momento.”, disse.