12 de novembro de 2004 - 13:10

Segurados enfrentam filas por causa de pane no INSS

A sexta-feira foi de longas filas para os segurados do INSS que se aventuraram a procurar uma das agências do órgão em todo o Brasil. Uma pane no sistema de computação afeta, desde segunda-feira, todas as operações.

Lentidão no sistema e máquinas desligadas compuseram o cenário em boa parte das agências. A população não seguiu o conselho do ministério da Previdência, que pediu para as pessoas não irem aos postos nesta sexa.

O supervisor do INSS em São Paulo, Carlos Eduardo Gabas, disse no começo da tarde que o sistema "já está estável". Ele está visitando postos para tomar conhecimento da extensão dos transtornos causados pelo problema técnico.

Apenas cerca de 15% das operações habituais estão sendo realizadas. Por isso, os postos têm como prioridade perícias e convocações por carta.

Operações simples, que levam 15 segundos para serem obtidas, estão levando até dez minutos. O INSS promete regularizar a situação até a metade da próxima semana.

Ontem, o ministro da Previdência, Amir Lando, disse temer que a falha no sistema de computadores do INSS esteja relacionada a alguma possibilidade de fraude.

"Eu não descarto nem encarto. Espero que não seja isso, mas é uma suspeita que tem lógica, que essa pane faça parte também de um processo de escamoteamento, uma forma de deixar a gente um pouco no escuro", disse.

 

 

Invertia