Valéria Batista / Fátima News | 2 de dezembro de 2009 - 06:46

Saúde de Jateí promove atividades na luta contra AIDs

Zé Carlos / Fátima News

Em comemoração ao dia Dia Mundial de Luta contra a AIDs (01/12), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Jateí, na gerência de Geberson Alves, promoveu terça-feira, um trabalho de conscientização com os alunos da Escola Estadual Professora Bernadete santos Leite no período matutino e vespertino.


A mobilização que foi aprovada pelo prefeito Arilson Targino aconteceu nas dependências da própria escola do município, na coordenação da enfermeira da Estratégia Saúde da Familía (ESF), Urbano Karimi Aparecida Cavazzani acompanhada dos agentes de saúde, e demais profissionais como cirurgião dentista, psicóloga e nutricionista.

No local foram expostas medidas preventivas da Aids e de outras doenças contagiosas, assim como aparelhos da Saúde Bucal onde foram apresentados a importância das barreiras de proteção no consultório odontológico, bem como procedimento de desinfecção e esterilização, com distribuição de panfletos, materiais educativos e dinâmicos, com vídeos e sorteios de diversos brindes aos alunos participantes.

Segundo a enfermeira Karimi, a ação tem caráter social e pedagógico, pois essas medidas são caracterizadas como biossegurança envolvendo desinfecção, como o chão, bancadas e materiais de uso rotineiro, esterilização de instrumentos clínicos, principalmente odontológicos, como luvas descartáveis, máscaras, gorro, jaleco e óculos de proteção. Com orientações sobre o que é a Aids e o HIV, de que forma o paciente contrai o vírus e os cuidados para evitar. “Aids não tem cara, e pode atingir qualquer um, pois a única forma de combater a doença é prevenir com o uso de preservativos e se possível reduzir o número de parceiros em relações sexuais” garante a enfermeira.

Durante a ação foram distribuídos panfletos de conscientização e preservativos aos interessados e mesmo depois, para os que desejarem a equipe de saúde distribui preservativo e materiais educativos, e dispostos em esclarecer dúvidas e auxiliar com informações sobre o uso da camisinha, aspectos como desenvolvimento, manifestação, contágio e o tratamento da doença.