1 de dezembro de 2009 - 15:52

Incra realiza duas audiências pra comprar quatro áreas em MS

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai realizar, esta semana,duas audiências públicas para aquisição de terras para a reforma agrária. A primeira acontece hoje, às 14 horas na Câmara dos Vereadores de Bandeirantes. Na ocasião, técnicos do Incra colocarão em discussão o processo de aquisição da fazenda Maranduba. Amanhã (27), na sede Câmara dos Vereadores de São Gabriel do Oeste, as pessoas presentes ao evento poderão opinar sobre a aquisição das fazendas Santana, Andorinha e São Marcos, localizadas nesse município.
Estas são as sexta e sétima audiências públicas realizadas em 2009.

Com a aquisição das quatro áreas, 5,6 mil hectares serão incorporados à reforma agrária no Estado, podendo beneficiar 600 novas famílias com um lote em assentamentos de Mato Grosso do Sul.

Para o superintendente regional do Incra, Waldir Nascimento, a tendência de aquisição de terras na região dos municípios de São Gabriel, Bandeirantes e Coxim busca resgatar o atendimento dos trabalhadores daquela região, há muito esquecidos pela reforma agrária. Outro motivo alegado pelo superintendente é a alta dos preços das terras das regiões centro e sul provocada pela demanda de terras pelas usinas de álcool e açúcar e os estudos realizados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) com vistas à demarcação de terras indígenas.

As audiências públicas são uma exigência legal para dar transparência à compra de terras para a reforma agrária no país. Nesse tipo de evento, os técnicos do Incra apresentam o imóvel e a metodologia utilizada para avaliar seu preço. Autoridades, acampados, lideranças, presentes ao evento, têm a oportunidade de fazer perguntas sobre a área e o processo de aquisição, e de votar pela aprovação, ou não, da aquisição da área. Esse procedimento assegura transparência e legitima o investimento da União.