Demerval Nogueira / Fátima News | 1 de dezembro de 2009 - 15:16

Saúde trabalha na prevenção do tabagismo em Glória de Dourados

Demerval Nogueira / Fátima News

A Prefeitura de Glória de Dourados via secretaria municipal de Saúde (SMS) vem realizando trabalho de prevenção ao uso do tabaco. A princípio, o grupo formado ainda é pequeno, porem a tendência é ganhar mais adeptos. Após a terceira reunião, que contou com cerca de dez fumantes, 50 dos participantes abandonaram o uso do cigarro ou fez uso de forma significativa. A psicóloga do Programa Saúde da Família do (PSF) central, Jordânia Thomas da Silva dimensiona, “é importante começarmos este tipo de trabalho, com um grupo de menor densidade, tendo em vista que, quando há muitas pessoas no grupo, e se, porventura grande parte dos participantes não abandonarem o vício, fica muito mais complicado para trabalhar com aqueles que já entraram em regime de abstinência do tabaco. O cigarro está relacionado à pensamente, concentrado no pensamento e, os fumantes associam o trabalho com o cigarro, transformando-se cada vez mais a dependência desse tipo de droga”, constata Thomas.

Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab), que faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) apontou em sua última pesquisa que, 17,6% da população de Mato Grosso do Sul, cerca de 307 mil pessoas, com 15 anos ou mais, fumam diariamente. Esses dados demonstram que o percentual está acima da média em nosso país, que fica em torno de 15,1%. A médica geriatra do PSF da Vila Industrial, Tânia Pereira Xavier dos Santos diagnostica que, “o uso do tabaco é uma das principais causas de morte evitável no mundo atualmente”, e prosseguiu destacando, “a Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que, 7,9 milhões de pessoas no mundo morrem todo o ano vítimas de algum tipo de câncer provocado pelo uso do cigarro. Todo dia, o cigarro mata pelo menos 7 não fumantes, somente no Brasil”, alerta a médica. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde responsável por desenvolver e coordenar ações integradas de prevenção e controle do câncer no Brasil.

A enfermeira-chefe do PSF da Vila Industrial, Edmara Honório dos Santos foi enfática ao afirmar, “um fumante, em longo prazo, tem uma chance de 50% de morrer prematuramente de uma doença causada pelo cigarro”. A cada ano o tabaco causa aproximadamente 4 milhões de mortes prematuras. Edmara especifica ainda, “o vício do cigarro irá causar a morte de 250 milhões de crianças e adolescentes, sendo que este traçado representa um terço daqueles que moram em países que estão emergindo”. Segundo dados oficiais, no ano de 2030 o cigarro provavelmente será a principal causa de morte em todo o mundo, com mais de 10 milhões de óbitos por ano. O secretário municipal de Saúde, João Batista Bezerra descreve, “este trabalho antitabagismo que está sendo realizado em nosso município faz parte de um conjunto de ações, ou seja, Ministério da Saúde (MS), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no sentido de conscientizar os usuários de tabaco a desistirem desse vício profundamente maléfico”, diz Batista. Além das palestras, os participantes cadastrados recebem medicamentos que são doados através do MS e SES via SMS, com o objetivo de induzir os usuários a abandonarem o vício do tabaco. As reuniões acontecem todas as segundas-feiras, às 15h, na sala de reuniões do Centro de Convivência do Idoso (CCI), anexo à Guarda Mirim. Pare de fumar, Disque Saúde, 0800 61 1997.