Notícias.MS | 1 de dezembro de 2009 - 14:58

Total de empresas abertas em novembro bate recorde em MS

O número de empresas constituídas no mês de novembro deste ano, em Mato Grosso do Sul, foi o maior registrado no mesmo período desde o ano de 2000. No total, foram abertas 624 novas empresas no mês passado, contra 590, em novembro de 2008.  Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems). “O número foi surpreendente. Faltam apenas 235 empresas para 2009 atingir o total de novos empreendimentos constituído no ano passado, considerado o melhor ano pela Jucems. Isso quer dizer que vamos ultrapassar 2008, mostrando que o mercado não teve reflexo da crise financeira”, avalia o diretor-presidente da Jucems, Wagner Bertolli. 

 

De acordo com Wagner, está havendo em Mato Grosso do Sul o chamado giro positivo da economia, o que culmina com a abertura de novas empresas. “São novas indústrias, novos hipermercados na Capital, e outros empreendimentos que geram empregos e garantem renda que giram na economia das micro e pequenas empresas”, explica ele.

Para o diretor-presidente da Jucems, essas novas pessoas que entram em atividade começam a ter renda e consumir. “Cada empresa nova abre pelo menos duas vagas no mercado de trabalho, o que totaliza cerca de 15 mil novos empregos até novembro deste ano”, ressalta. 

Desde o início deste ano, a Jucems vem registrando queda no número de empresas extintas no Estado. Em novembro, foram extintas 121 empresas contra 130 no mesmo mês do ano passado.

 

O número de alterações de empresas, que inclui entre outros procedimentos, mudança de endereço e aumento ou diminuição de capital, também foi o maior desde o ano 2003, no mesmo período. No total, foram feitas 870 alterações.