Dourados News | 1 de dezembro de 2009 - 09:53

Mais de 1,7 milhão ainda não sacaram o abono do PIS

Mais de 1,7 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o abono do PIS, que já está liberado na Caixa Econômica Federal. No total, são R$ 791 milhões. O último lote de pagamentos, para nascidos em junho, está disponível desde o dia 25. O abono equivale a um salário mínimo, hoje de R$ 465. Quem não sacar até 30 de junho, perde o direito. Todo ano, de 400 mil a 500 mil pessoas deixam de fazer o saque.

 Tem direito ao abono o trabalhador cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/Pasep que recebeu de empregadores contribuintes do PIS/Pasep até 2 salários mínimos mensais em média em 2008, trabalhou no ano passado pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, e seus dados foram informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

 Se o trabalhador tiver o cartão do cidadão, pode fazer o saque nos terminais de auto-atendimento da Caixa, nas casas lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui. Todos os anos, a Caixa vem diminuindo o percentual de trabalhadores que deixam de sacar o abono, por meio de convênio com as empresas e de ampla divulgação do calendário de pagamentos, mas centenas de milhares de trabalhadores ainda deixam de retirar o valor a que têm direito.