Gazeta Esportiva | 28 de novembro de 2009 - 09:24

Corinthians revê adversário da Libertadores de 1999

O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2010 reservou uma coincidência ao Corinthians. Assim como no torneio de 1999, a equipe do Parque São Jorge terá pela frente o Cerro Porteño, do Paraguai - um time da Colômbia e o vencedor do confronto entre Racing, do Uruguai, e outro clube colombiano completarão o grupo 1.

Os confrontos com o Cerro Porteño em 1999 foram marcantes para os corintianos. No dia 10 de março de 1999, a equipe brasileira goleou a paraguaia por 8 a 2 no Pacaembu. O atacante Fernando Baiano marcou cinco gols na ocasião.

"Foi um jogo muito marcante para mim, que estava começando a minha carreira na época. Fui artilheiro daquela Libertadores e criei uma empatia muito grande com a torcida, em um grupo maravilhoso. Infelizmente, uma série de lesões acabou atrapalhando a sequência do trabalho", comentou Fernando Baiano, atualmente no Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, em conversa por telefone.

No jogo de volta, no entanto, o Cerro Porteño deu o troco no Corinthians. Venceu por 3 a 0 no Paraguai. O time paulista avançaria até as quartas-de-final daquela Libertadores, quando foi eliminado pelo campeão Palmeiras em disputa por pênaltis.

Se já conhece o Cerro Porteño, o Corinthians pouco enfrentou rivais colombianos. Pela Libertadores, o único foi o Deportivo Cali, na fase de grupos de grupos de 2006. Ganhou por 1 a 0 como visitante e por 3 a 0 no Pacaembu.