| 28 de novembro de 2009 - 09:11

Remédios brasileiros serão rastreados por códigos de barras

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta quarta-feira (25) que o Brasil passará a usar a tecnologia de código de barras baseado no sistema Datamatrix para rastrear medicamentos.

A tecnologia vai permitir que em um simples código de barras de duas dimensões, um pouco diferente daqueles comuns que existem em produtos, armazene informações sobre o caminho percorrido por cada remédio até a entrega final ao consumidor.

No código estarão informações sobre o lote, data de fabricação e validade, entre outras.

A impressão será feita em cada remédio, que receberá uma etiqueta especial produzida com exclusividade pela Casa da Moeda com o código, que na verdade é uma imagem parecida com um quebra-cabeça e foi batizado de IUM (Identificador Único de Medicamento).

Para as empresas fabricantes, a vantagem é um melhor controle da produção e distribuição, o que pode diminuir os custos com transporte, por exemplo.

O consumidor que tiver algum problema com um determinado remédio, entra em contato com o laboratório fabricante, que vai acessar o banco de dados dos códigos e verificar, por exemplo, se houve algum problema durante a distribuição. A Anvisa também terá acesso a essas informações.


Para o consumidor, ainda está em estudo uma maneira de acesso aos dados.