Educação | 27 de novembro de 2009 - 23:50

Ensino de Língua Espanhola entra em vigor ano que vem em MS

O Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Educação (SED), publicou, uma deliberação alterando o art. 8º da deliberação CEE/MS nº 8434, de 2 de outubro de 2007.

De acordo com a normativa de hoje, a implantação do ensino da Língua Espanhola no currículo da Educação Básica deve ocorrer no início do ano letivo de 2010. A rede estadual de ensino conta com 291 mil alunos em 362 escolas. No ensino médio são cerca de 80 mil alunos.

A expansão de turmas está sendo analisada por gestores e educadores da Secretaria de Estado de Educação (SED). Estão previstas, nos próximos anos, parcerias com universidades para formação de professores em língua espanhola.

Adequação - Com a implementação da Lei n° 11.161/2007, é exigido que o Brasil, até 2010, conte com um contingente de mais de 26 mil professores de espanhol nas escolas públicas de ensino médio. De acordo com dados da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), o país já tem mais de 12 mil professores aptos a ensinar a língua espanhola nas escolas.

A meta, segundo o Ministério da Educação, será atingida por meio de um esforço conjunto entre governo e universidades para aumentar o número de vagas para licenciatura do curso de letras na modalidade espanhol. O Ministério também está firmando parcerias com secretarias estaduais de ensino para contratação de novos professores, formação inicial, continuada, aperfeiçoamento e capacitação dos professores em exercício.