Folha Online | 27 de novembro de 2009 - 07:02 CORUMBÁ

Dois militares morrem durante treinamento do Exército em Corumbá

Dois militares da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira de Corumbá (MS) morreram na tarde desta quinta-feira depois de sentirem mal durante um treinamento do Exército. O recruta Antonio José dos Santos Neto, 21, e o cabo Diego Augusto de Lima Leite, 21, chegaram a ser atendidos por um médico no local e, antes de morrer, foram levados de barco e helicóptero para o hospital naval de Ladário (MS).

O treino ocorreu em um campo de instrução do 6º Distrito Naval da Marinha, em uma região conhecida como Rabicho. A causa da morte só deve ser divulgada após exame do IML (Instituto Médico Legal), segundo o major Geraldo Pereira de Almeida Neto, oficial de comunicação social da brigada.

Os exercícios eram realizados por um grupo de cem militares, entre recrutas e oficiais de carreira. Outros dois homens que participavam do treinamento também sentiram indisposição. Um deles já foi liberado e o outro segue em observação. Contudo, não há relação aparente entre os casos, segundo o major.

Ele afirma que todos os militares estavam alimentados e que, apesar do calor característico da região, sempre havia água disponível e todos haviam dormido o suficiente.

"Estamos encarando isso como uma fatalidade. Esse treinamento é ministrado pelo batalhão há dez anos, com a participação de oficiais e sargentos bem acima de 21 anos, e nunca ocorreu óbito", disse.

Um inquérito policial militar já foi instaurado para apurar as circunstâncias das mortes. As famílias de ambos os militares estão recebendo informações e o "devido apoio psicológico", segundo o major.

As unidades da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira são responsáveis por vigiar cerca de 1.600 km de fronteira entre Brasil e Bolívia.