Demerval Nogueira / Fátima News | 26 de novembro de 2009 - 07:39 GLÓRIA DE DOURADOS

PSF reforça programas saúde familiar em bairro de Glória de Dourados

Demerval Nogueira / Fátima News

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) via Programa Saúde da Família (Psf) da Vila Industrial desenvolve trabalho de prevenção e conscientização abordando temas que afetam a população no cotidiano. Objetivando a cientificação da necessidade de prevenir e disseminar os trabalhos desenvolvidos, realizou-se uma palestra no salão de festas da comunidade João Paulo II, Industrial, poente, focalizando doenças como, a Dengue e também esclarecendo aspectos sobre a Hiperdia. Edmara Honório dos Santos, enfermeira-chefe do Psf da Vila Industrial falou sobre a Dengue, explicando que, “a dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um arbovírus, do gênero Flavivírus”, disse a enfermeira detalhando ainda, “a dengue é transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti infectado, também conhecido, como, mosquito da dengue, vivem na área urbana e gostam de água limpa.

Portanto, é preciso ter muito cuidado, principalmente no quintal de casa, evitando recipientes com água e também as plantas em xaxins e vasos”. Para ilustrar um pouco mais sobre o tema, o Psf da Vila Industrial montou uma peça teatral formada por Agentes Comunitários de Saúde (ACS), denominado, “O inimigo mora ao lado!” Durante a apresentação os “atores” demonstram, com muita criatividade, as formas de combater o mosquito da dengue e sua proliferação.

A médica geriatra Tânia Pereira Xavier dos Santos falou sobre o Sistema Hiperdia, que afere pressão arterial e diabetes na unidade do Psf da Industrial. A profissional de medicina disse, “é necessário que todos pratiquem exercícios físicos, com orientação médica, e façam uma alimentação balanceada, mais saudável, evitando comidas salgadas, gordurosas e também bebidas alcoólicas, porque o sal, a gordura e o álcool são elementos que geram enormes transtornos hipertensivos, ou seja, a chamada pressão alta” argumenta a médica, esclarecendo ainda, “também é necessário evitar alimentos que contém sacarose, ou seja, o açúcar comum que é consumido no dia a dia, porque, o açúcar é um produto profundamente nocivo aos portadores e predispostos de diabetes”, diagnostica a geriatra. Tânia disse também que, “o sal, a gordura, o açúcar e até mesmo o álcool é importante na cadeia alimentar das pessoas, porém, tudo tem que ser de forma absolutamente moderada”.

A odontóloga do Psf, Paola Yurie Nodu, também presente na palestra, destacou a importância da higiene bucal, argumentando, “o acompanhamento odontológico é um dos fatores que contribuem sobremaneira com a saúde das pessoas, portanto é necessário visitar o médico-dentista do Psf, a cada seis meses, mesmo porque, dentes cariados e os chamados apodrecidos podem ocasionar sérios problemas de saúde”, consta Yurie. O Psf da Vila Industrial tem um raio de ação considerável, ele abrange toda a Vila Industrial em suas duas partes, bem como, os conjuntos residenciais, Cohab/BNH, com 174 moradias e Nova Glória, 75 residências. Este complexo mantém uma densidade populacional englobando cerca de 3.380 habitantes.

A próxima reunião-palestra acontece sexta-feira, 27, às 13h, na comunidade Santa Luzia, nascente, sempre com a participação de todos os membros do Psf da Industrial, bem como, os Agentes Comunitários de Saúde, que também são responsáveis pelos cadastramentos, recadastramentos e atendimentos diversos na área de saúde pública, casa por casa.