MS Notícias | 26 de novembro de 2009 - 05:33

Caravana em Defesa do SUS chega em MS na sexta-feira

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), os Conselhos Estaduais de Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e os Movimentos Sociais, está lançando, neste ano, em todos Estados brasileiros, a Caravana em Defesa do SUS (Sistema Único de Saúde).

A proposta da Caravana faz parte da Agenda Política do CNS que inclui temas como a gestão do trabalho, modelo de atenção, financiamento, controle social, intersetorialidade, complexo produtivo da saúde e humanização no SUS, definidos como estratégia para o cumprimento de suas ações.

O evento em Mato Grosso do Sul acontece na sexta-feira (27), das 7 às 18 horas, na Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária (rua Dolor de Andrade, 270, São Farancisco), em Campo Grande. A Caravana pretende promover debates em torno da conjuntura atual na saúde, considerando a crise e as dificuldades no aumento de investimentos públicos e de serviços, respeitando realidades específicas e necessidades do Estado.

A organização do evento espera cerca de 500 participantes de todos os segmentos da sociedade civil organizada, conselhos municipais de Saúde, secretarias municipais de Saúde, representantes da Secretaria de Estado de Saúde, além de uma equipe do Ministério da Saúde e da população de modo geral.

Um dos pontos importantes do evento será o lançamento da Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, além da Campanha em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que está recebendo contribuições e apoio por meio de assinaturas eletrônicas na internet para que o SUS não seja privatizado.

A proposta foi apresentada em ato público no Fórum Social Mundial da Saúde, também em janeiro, e depois lançada oficialmente na Câmara dos Deputados, no dia 12 de março, com a participação de diversos parlamentares, gestores, trabalhadores e representantes de movimentos populares.

Com o tema “Todos em Defesa do SUS”, a ideia da caravana é discutir os problemas e os avanços do SUS em cada Unidade da Federação. Em dezembro, todas as propostas serão apresentadas durante um Encontro Nacional em Brasília.

Anime a sua comunidade, seus representantes, amigos, familiares, colegas para participarem deste momento muito importante. A participação de cada um é fundamental para o fortalecimento do SUS e da garantia dos direitos de cada usuário e da coletividade.