Portal da Educação | 25 de novembro de 2009 - 10:48

Brasil é o segundo colocado do mundo em casos de câncer de laringe

Ter uma voz saudável é muito importante independente de qual for à profissão e como ela é utilizada. Claro que profissionais que trabalham diretamente com a voz (professores, recepcionistas, radialistas, vendedores, operadores de telemarketing) devem se preocupar ainda mais.

No entanto, a maioria das pessoas desconhece os cuidados necessários para a manutenção da saúde da voz. É o que mostra os dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), onde o Brasil está em segundo lugar no mundo em números de casos de câncer de laringe.

Este câncer é um dos mais comuns a afetar a região da cabeça e pescoço, equivalente a 25% dos tumores malignos que acometem essa área. A enorme incidência de câncer na laringe, principalmente no Brasil, se dá pelo fato dos vícios do tabaco e também pelo consumo de bebida alcoólica. De acordo com a coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital do Câncer A.C. Camargo, Drª Elisabete Carrara de Angelis, cerca de 90% das pessoas que apresentam câncer de laringe são fumantes.

Alguns sintomas podem ser o sinal de que algo não está bem e merece a atenção de um especialista como dores ao engolir ou dor de garganta ou mesmo quando a voz apresenta alteração ou rouquidão.

“A fonoaudióloga, Drª Elisabete Carrara, enfatiza que dor de garganta contínua ou ao engolir, rouquidão, alterações na voz por um período superior a 15 dias são sinais de alerta que merecem ser investigados por um médico, pois a incidência de câncer de laringe é alta e quanto mais precoce o diagnóstico, melhores as chances de cura”, ressalta a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.

O paciente diagnosticado precisa de uma equipe multidisciplinar que esteja envolvida em seu tratamento e sua reabilitação. O Hospital do Câncer A.C. Camargo é o pioneiro na técnica de avaliação acústica da voz em pacientes oncológicos, sem contar que é referência no meio acadêmico.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");