G1 | 25 de novembro de 2009 - 10:25

Juro de empréstimo volta a aumentar depois de 1 ano

Os juros cobrados pelos bancos em suas operações com pessoas físicas, que haviam recuado para 43,6% ao ano em setembro, a menor taxa da história, voltaram a subir em outubro, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (25) pelo Banco Central.

No mês passado, de acordo com a autoridade monetária, a taxa média de juros dos bancos em suas operações com pessoas físicas avançou 0,6 ponto percentual, para 44,2% ao ano. Foi a primeira elevação desde novembro do ano passado.

Em outubro, segundo o BC, também subiram os juros médios de todas as operações de crédito dos bancos. A taxa geral média de juros bancários, para operações com recursos livres, passou de 35,3% ao ano em setembro para 35,6% ao ano em outubro.

O BC informou ainda que os juros cobrados pelos bancos em suas operações com empresas também subiram em outubro, para 26,5% ao ano. Em setembro, estavam em 26,3% ao ano.

Linhas de crédito

Na contramão do aumento dos juros bancários de pessoas físicas, o BC informou que as taxas cobradas pelos bancos nas operações com o cheque especial caíram em outubro. No mês passado, a taxa média somou 160% ao ano, contra 162,7% ao ano em setembro. Mesmo com o recuo, os juros ainda estão extremamente elevados. 

Entretanto, a taxa subiu para as operações de crédito pessoal. Neste caso, avançou de 44,7% ao ano em setembro para 45,7% ao ano em outubro. Para a compra de automóveis, os juros avançaram de 24,9% para 25,6% ao ano de setembro para outubro.

No caso das linhas de crédito de empresas, a taxa para desconto de duplicata passou de 40,4% em setembro para 40,9% ao ano em outubro. Para capital de giro, os juros médios dos bancos subiram de 30,5% ao ano, em setembro, para 31,1% as ano em outubro.